Casos Clínicos

Tratamento da sensibilidade dentinária cervical.

GLUMA® Desensetizer
Tratamento da sensibilidade dentinária cervical.
• Prof. Dr. Marcelo Giannini

Introdução:
A sensibilidade dentinária, principalmente a cervical, pode ter origem variada como resultado da recessão gengival ou de lesões não cariosas de abrasão, erosão e abfração. As formas de tratamento também podem ser variadas e compreendem aplicação de fluoretos (em solução, gel ou verniz), uso de dentifrícios, de laser de diodo (de baixa potência), gel de oxalato de potássio, soluções de nitrato de potássio, de glutaraldeído, etc (Arrais et al., 2004).

Quando existe cavidade devido à lesão não cariosa (Figura 1), a própria restauração classe V é responsável pela dessensibilização da região. Entretanto, a aplicação prévia de um agente dessensibilizante pode ser feita para reduzir a sensibilidade antes do procedimento restaurador (Figura 2), a qual fornece conforto ao paciente. A aplicação de produtos comerciais antes da restauração de compósito deve ser feita com cautela, pois alguns produtos podem interferir na adesão dos agentes de união dentinários (Nima et al, 2020), que devem ser preferencialmente os autocondicionantes (Figura 3).

Entretanto, quando não existe cavidade, o tratamento pode ser feito com agentes dessensibilizantes de diferentes princípios ativos (Figura 4). Esses materiais podem ter ação de bloquear o estímulo da dor ou obliterar os túbulos dentinários, sendo que os dois tipos de tratamentos podem ser utilizados simultaneamente.

O “GLUMA® Desensitizer” é uma solução aquosa contendo 5% de glutaraldeído e 35% de HEMA (hidroxietil metacrilato). O glutaraldeído é um fixador biológico, que tem a capacidade de ocluir os túbulos dentinários pelo efeito da reação do glutaraldeído com proteínas do fluido do túbulo dentinário. Estudos mostram formação de septos transversais nos túbulos dentinários, como resultado da ação do glutaraldeído, os quais obliteram os túbulos dentinários, reduzindo ou eliminando a hipersensibilidade dentinária (Schüpbach et al, 1997). O HEMA é um monômero hidrófilo de agentes adesivos dentinários, também chamado de “carreador”, com capacidade de infiltrar em substratos umedecidos e porosos como no caso a dentina, levando com ele a solução de glutaraldeído. Desenvolvido na década de 90, o “GLUMA® Desensitizer” é disponibilizado até os dias de hoje e tem se mostrado muito eficiente no tratamento da sensibilidade, podendo ser utilizado em áreas cervicais com ou sem cavidade e em dessensibilizações de preparos cavitários de restaurações diretas e indiretas, desde que não profundas.

Cuidados devem ser tomados na aplicação do “GLUMA® Desensitizer”. O fabricante recomenda a aplicação com proteção dos tecidos moles. Quando não for possível o uso do isolamento absoluto, podem ser utilizados barreira gengival fotoativável e roletes de algodão para proteger os tecidos gengivais e mucosas. Também é interessante utilizar cânula para sucção dos excessos do produto, nos casos da ausência do isolamento absoluto.

Material Utilizado:
• GLUMA® Desensitizer

Apresentação tratamentos bem sucedidos com GLUMA® Desensitizer:

Caso Clínico #1A


Paciente de 30 anos de idade, com lesões cervicais não cariosas nos elementos 13 e 16 (pequenas) e 14 e 15 (extensas e profundas), com forte sensibilidade nesses dentes. Os elementos 44 e 45 também se apresentavam com sensibilidade na região cervical em função da exposição radicular pela recessão gengival, mas sem cavidade.

Caso Clínico #1B


Todos elementos dentais com sensibilidade foram tratados com o “GLUMA® Desensitizer” e a paciente relatou redução da sensibilidade em 70%.

Caso Clínico #1C


Os elementos dentais de 13 a 16 foram restaurados com resina composta, com redução de 100% da sensibilidade. Os dentes 44 e 45, que não apresentavam cavidade foram apenas tratados com o “GLUMA® Desensitizer”, em sessão única.

Caso Clínico #2


Paciente de 56 anos de idade, com exposição radicular nos dentes incisivos inferiores e com forte sensibilidade frente ao jato de ar e água gelada. A aplicação do “GLUMA® Desensitizer” em sessão única reduziu em 70% a sensibilidade dentinária cervical destes dentes.

Caso Clínico #3


Paciente com 53 anos de idade, com exposição radicular na lingual dos dentes posteriores (elementos 35 ao 37), devido à recessão gengival. Paciente reportava forte sensibilidade local, que após tratamento com “GLUMA® Desensitizer” em duas sessões clínicas relatou redução da sensibilidade dentinária de 75%.

Referências:
1- P Schüpbach, Lutz F, Finger WJ. Closing of dentinal tubules by Gluma desensitizer. Eur J
Oral Sci, 1997; 105: 414-21.

2- Arrais CAG, Chan DCN, Giannini M. Effects of desensitizing agents on dentinal tubule occlusion. J Appl Oral Sci, 2004; 12: 144-8.

3- Nima G, Bacelar-Sá R, Giannini M. Influence of desensitizer agents on the dentin bond strength after one-year water storage. Braz J Oral Sci, 2020; 19: 1-8.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar

Leia mais