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Site para dentista vale a pena? Saiba se posicionar on-line

Dentista mexendo em notebook.

No mundo em evolução da tecnologia, é fundamental que profissionais da odontologia acompanhem as tendências e estejam presentes no ambiente on-line. Portanto, ter um site para dentista bem projetado pode ser a porta de entrada para conquistar novos pacientes, mas também fortalecer o relacionamento com os atuais. 

Mas se você está com dúvida se deve ou não investir em um site próprio, continue a leitura para conhecer os prós e contras da estratégia, além de entender mais sobre a importância da presença on-line e conferir dicas de como se posicionar no mundo digital!

Benefícios do site para dentista

Possuir um site para dentista é uma estratégia de marketing de extrema importância, pois serve como ponto de acesso para pacientes em busca de informações sobre a clínica, o consultório e, é claro, sobre o próprio especialista. Confira, a seguir, mais vantagens de ter uma página na internet!

Visibilidade

Ter um site permite que o consultório odontológico seja encontrado mais facilmente pelos pacientes em potencial. Com uma página otimizada para mecanismos de busca (SEO), o dentista pode melhorar seu ranking nos resultados de pesquisa e atrair maior número de visitantes on-line, mas que podem se tornar pacientes reais. 

Além disso, ter um site significa que a clínica está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. Assim, é possível que futuros clientes encontrem informações que precisam a qualquer momento, como horário de funcionamento, tratamentos oferecidos, corpo clínico, entre outros detalhes.

Construção de credibilidade

Um site para dentista profissional transmite imagem confiável e estabelece sua credibilidade. Ao fornecer informações detalhadas sobre a formação, as certificações, especialidades e a experiência profissional, os pacientes se sentem mais seguros ao fazer a escolha.

Além disso, incluir depoimentos de outros pacientes satisfeitos contribui para a construção de credibilidade.

Dentista pode publicar antes e depois?

Com a Resolução nº 196/2019, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) autoriza a publicação do resultado final de tratamentos, além de autorretratos (selfies). A permissão não é indiscriminada, mas está regulamentada e deve ser feita pelo próprio cirurgião-dentista, com autorização do uso de imagem do paciente.

Informações para pacientes

O site permite que o dentista forneça informações valiosas aos clientes. A partir de uma estratégia de produção de conteúdo, pode-se incluir orientações sobre cuidados bucais, explicações sobre diferentes procedimentos e respostas para perguntas frequentes. 

Isso ajuda os pacientes a se sentirem mais capacitados para tomar decisões cuidadosas sobre a própria saúde bucal, inclusive na hora de procurar ajuda com o profissional.

Banner produtos odontológicos Dental Sorria.

Divulgação de serviços

A página permite destacar serviços oferecidos pela clínica odontológica de forma clara e atrativa. Cada tratamento pode ser detalhado em uma página separada, com informações sobre os benefícios, o procedimento em si e os resultados esperados. Isso ajuda os possíveis clientes a entenderem as opções disponíveis.

Agendamento de consultas on-line

Ter a escolha de agendar consulta on-line proporciona comodidade aos pacientes. Assim, os clientes podem ver a disponibilidade de horários e selecionar o de preferência, sem a necessidade de fazer uma ligação telefônica. 

Essa facilidade economiza tempo para ambas as partes e torna o processo de agendamento mais conveniente para todos.

Dentista com notebook e tablet, conferindo consultas agendadas on-line.
O agendamento on-line é uma das vantagens que o site proporciona aos clientes e dentistas.

Diferenciação da concorrência

Num mercado competitivo, ter um site bem projetado, responsivo e informativo ajuda o dentista a se destacar da concorrência.

Além de fornecer informações sobre o estabelecimento e os serviços oferecidos, a página pode incorporar fotos das instalações e da equipe, além de depoimentos de pacientes. 

A estratégia permite criar impressão positiva e ajuda a diferenciar o consultório em relação a outras opções disponíveis. Quanto mais humano e real, melhor!

Contras do site para dentista

Apesar dos benefícios apresentados, ainda existem alguns pontos que podem deixar os profissionais receosos na criação de sites para dentistas. O primeiro é o investimento inicial para construção da página, incluindo:

  • Registro de domínio e hospedagem.
  • Desenvolvimento e design do site.
  • Contratação de profissional de marketing digital para auxiliar na criação das estratégias.

Outro custo é a manutenção contínua, uma vez que o site exige atualizações regulares para garantir o funcionamento adequado ao usuário. Envolve a correção de bugs, produção de novos conteúdos e implementação de recursos.

Além disso, manter uma página na web demanda tempo e esforço do dentista, o que pode ser considerado uma desvantagem numa rotina corrida de atendimentos na semana. A solução é a contratação de profissionais que saibam fazer a implementação e atualização da página. De toda forma, acarretaria em mais custos.

Afinal, vale a pena investir em um site?

Apesar dos contras apresentados, sim, vale a pena ter um site para dentista. Apesar da necessidade de investimento de tempo, esforço e dinheiro, as vantagens da página superam as barreiras. 

Se for considerada uma ferramenta de marketing odontológico, o site torna-se um ativo valioso na atração de público e sedimentação do profissional como referência na área. O trabalho conjunto com as redes sociais auxilia a consolidar essa reputação.

Vale salientar, porém, que é importante garantir que o site esteja em conformidade com as diretrizes legais e éticas aplicáveis ao profissional da saúde, de acordo com o CFO.

Dentista realizando procedimento em paciente.
Como estratégia de marketing na odontologia, o site pode ser fundamental na construção da reputação do dentista.

Importância da presença on-line

Com mais pacientes buscando informações, recomendações e avaliações, ter forte presença on-line é crucial para atrair novos clientes e construir confiança. Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, confira algumas razões a respeito da importância de estar no mundo digital.

Visibilidade e acessibilidade

Na internet, é possível que dentistas apresentem serviços, conhecimento e informações sobre a clínica, tornando mais fácil para potenciais pacientes encontrá-los. Seja num site otimizado ou nas redes sociais.

Educação do paciente

A presença on-line oferece oportunidade para que os dentistas eduquem os pacientes sobre saúde oral, procedimentos comuns e cuidados preventivos, além das técnicas de especialidade, caso possua. 

Compartilhando conteúdo informativo, os profissionais podem se estabelecer como autoridade e construir credibilidade na visão de seus pacientes.

Dentista mostra modelo ao produzir conteúdo para educação do paciente.
Produzir conteúdo educativo é uma forma de educar e engajar pacientes e possíveis clientes.

Confiança e reputação

Depoimentos são parte importante do processo decisório de novos pacientes. Ter forte presença on-line permite que dentistas gerenciem sua reputação, incentivando clientes satisfeitos a deixar avaliações e respondendo a quaisquer feedbacks ou preocupações.

Engajamento com pacientes

Redes sociais oferecem aos dentistas oportunidade de interagir com seus pacientes de maneira mais pessoal. Por meio de postagens e atualizações regulares, os profissionais podem comunicar informações importantes e publicar conteúdos, aproximando-se de atuais e possíveis clientes.

Dicas de como se posicionar no mundo digital

Para se posicionar no mundo digital e melhorar sua presença on-line, é necessário escolher estratégias e desdobrá-las em ações para se manter relevante. Confira dicas essenciais!

Tenha um site profissional

Um site consistente pode ser a primeira impressão que um paciente vai ter sobre a clínica odontológica ou o dentista. Ao decidir investir em um, certifique-se de que seja fácil de usar, com informações claras, serviços oferecidos, contato para agendamento e equipe de profissionais.

Utilize redes sociais

As redes sociais podem ser uma maneira eficaz de se conectar com possíveis pacientes e manter contato com os existentes. Realize postagens regulares, faça testes de conteúdos e mantenha sua base de seguidores engajada.

Lembre-se, também, que é importante ter em mente qual público você deseja atingir e, assim, escolher quais canais você vai estar presente e dar prioridade.

Dentista conferindo as redes sociais em consultório.
Definir o público-alvo e quais redes sociais utilizar são essenciais ao posicionamento on-line.

Mantenha contato com os pacientes

Envie informações regularmente com atualizações e conteúdos relevantes aos pacientes. Você pode optar por uma newsletter ou via mensagem no WhatsApp.

Essas são apenas algumas maneiras que um dentista pode se posicionar no mundo digital e melhorar sua presença on-line. Cada caso é específico, então é preciso que o profissional identifique as prioridades e estratégias mais adequadas para promover sua reputação e atrair novos pacientes.

Entre elas, a construção do site para dentista se firma como uma das ações cruciais pelas vantagens citadas, principalmente por estar presente no mundo digital como profissional que pode ser a solução do paciente.

Quer ler mais conteúdos sobre marketing para dentistas? Então, continue no blog da Dental Sorria e confira dicas essenciais para aplicar no consultório!

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