BIO-C TEMP (Medicação Intra-canal)
Por: Dr. Victor Nóbrega
A medicação intra-canal é utilizada em diversas situações do dia-a-dia clínico do endodontista. Durante anos, o padrão ouro para este procedimento foi a medicação a base de Hidróxido de Cálcio. Recentemente, produtos à base de silicato de cálcio vêm sendo inseridos como alternativa a essa medicação como, por exemplo, em casos de capeamento pulpar direto.
Segue um relato de caso clínico onde a medicação intra-canal à base de silicato de cálcio foi utilizada.
Paciente gênero masculino, 27 anos de idade, foi encaminhado para avaliação endodôntica devido a um desconforto à palpação no elemento 36. Durante anamnese foi relatado que o dente havia sido submetido à tratamento endodôntico há dois anos e, desde então, o dente apresentava edema pela vestibular que desaparecia e voltava. Ao exame radiográfico pudemos observar que o tratamento anterior estava insatisfatório, confirmando o diagnóstico de abscesso apical crônico.
Após anestesia e isolamento absoluto, foi realizada a desobturação com o sistema de limas rotatórias. Para uma desinfecção mais efetiva, as substâncias irrigadoras (Hipoclorito de Sódio a 5,25% e EDTA a 17%) foram ativadas de maneira ultrassônica (PUI). Pelo histórico do caso, optamos por realizá-lo em duas sessões, colocando uma medicação à base de silicato de cálcio (Bio-C TEMP) e blindagem com resina composta entre as sessões. O paciente foi orientado a retornar em 15 dias.
Após este período houve remissão dos sinais e sintomas. Foi realizada a remoção do Bio-C TEMP com solução de soro fisiológico, associado ao CUI (Irrigação contínua com ultrassom), e uma nova irrigação com Hipoclorito de Sódio 5,25%. Para a obturação, foi utilizado o cimento biocerâmico (Bio-C Sealer)